Tuesday, January 25, 2005

The Day After Tomorrow

"A contagem decrescente para a verdadeira catástrofe mundial já começou. Se a humanidade não acordar rapidamente para as consequências dos seus hábitos nefastos, dentro de uma década atingir-se-á o ponto de não-retorno."

"O aquecimento global ameaça o planeta Terra a cada dia que passa, e a catástrofe global, essa, parece estar mais perto do que se imagina. O ponto de não-retorno será atingido mais cedo do que os dez anos até agora previstos. O perigo do aquecimento global é agora, e pela primeira vez, tema para um relatório internacional que divulgará as más notícias e as suas consequências para o mundo."

"Largos períodos de seca, más colheitas, falta de água, mais doenças, aumento do nível do mar e o desaparecimento de florestas são algumas das mais desastrosas consequências que poderão arrasar o planeta caso a temperatura continue a subir e nada seja feito para o impedir. E tudo isto num, agora, curto espaço de tempo.
O relatório explica que tal poderá acontecer quando a temperatura média global subir dois graus centígrados acima da temperatura em 1750, isto é, antes da revolução industrial, antes de o homem ter começado a intervir nas mudanças climáticas. Segundo o estudo, desde então a temperatura média do planeta já subiu 0,8 graus e nada aponta que vá ficar por aqui, ou seja, o mundo tem pouco mais que um grau de temperatura-latitude antes que seja tarde demais.
Que o clima global está em constante mudança não é novidade, mas os cientistas estão agora preocupados com o facto de essas oscilações naturais serem agora causadas pelo aceleramento do impacto das actividades humanas no ambiente, do qual depende a vida no planeta."

"Mesmo sem certezas, a comunidade científica concorda na culpabilidade, pelo menos em parte, das acções humanas nas severas mudanças climáticas, e por isso há que tentar emendar ou prevenir situações mais graves. É que são aos milhares o número de fábricas que, por todo o mundo, têm contribuido intensamente para o aumento na emissão de CO2 para a atmosfera, muitas das vezes, mais do que a lei permite, e isso não pode ser contestado.
É que o impacto na estabilidade climática poderá transformar-se numa autêntica catástrofe, com o aumento do número de mortes, de tempestades, de secas, de cheias, e de extremas mudanças a nível agrícola e de reservas de água. Os países mais pobres, e por isso menos preparados para lidar com estas mudanças, serão os mais afectados. A extinção de várias espécies de animais e plantas será uma realidade se os seus habitats naturais continuarem a mudar tão rápido que as espécies nem têm tempo de se adaptarem. Também a Organização Mundial de Saúde já lançou avisos no sentido de que milhões e milhões de pessoas estarão e perigo com a ameaça da malária e da subnutrição"

Artigo de Maria Brazão no Jornal "A Capital"


Pois é, e com isto se prova que o Homem pode dominar a Terra mas um dia a Terra irá mostrar a sua força e aí, será o dia do julgamento. O Homem irá ter a paga do que está a fazer. As coisas podiam ser mudadas mas por uma questão de interesses nada muda e a prova disso é por exemplo o período de seca que Portugal está a passar. O frio que se tá a fazer sentir em todo o país. Graus negativos em cidades como Lisboa? Qualquer dia neva. É apenas uma corrente polar pensam as pessoas. Temos que ler este tipo de artigos e tomar consciência da gravidade da situação.